Blog

Vale: Escuta ativa e parcerias para o desenvolvimento comunitário

Um dos principais comportamentos praticados na jornada de aprendizagem contínua da Vale é a escuta ativa e o engajamento com as comunidades vizinhas às nossas atividades, por meio da construção e da manutenção do respeito e da confiança e da nossa capacidade de ouvir e de nos relacionarmos. Entendemos que fazemos parte e podemos contribuir para os territórios onde atuamos.

Nesse sentido, nossa Ambição Social é sermos uma empresa parceira no desenvolvimento de comunidades autônomas, através de um modelo de relacionamento que tem como princípio a mobilização e participação social na avaliação das prioridades e na definição de como podemos contribuir para o desenvolvimento das regiões onde estamos presentes.

Como estratégia de relacionamento, a participação social e o diálogo são pilares fundamentais e para isso lideranças comunitárias e representantes de instituições sociais, públicas e de empresas, participam de grupos locais que debatem aspectos relevantes para as comunidades, trocam experiências, participam de ações de capacitação e realizam projetos que impactam nos territórios. O apoio da CDM para a gestão desses grupos contribui para promover o empoderamento das lideranças locais e para o fortalecimento das organizações sociais que atuam pelo desenvolvimento das pessoas nesses territórios.

A construção participativa de ações e projetos pelas comunidades é fundamental para que a Vale possa contribuir com o desenvolvimento dos territórios, deixar um legado positivo, melhorar a vida e transformar o futuro. Juntos!

Luiz Guilherme Queiroz Gomes – Sustentabilidade e Relacionamento com Comunidades