
Convergência, Cooperação e Corresponsabilidade = (CO)³
O nosso trabalho se baseia na metodologia (CO)³, que parte da premissa de que o desenvolvimento é um processo endógeno, ou seja, estimulado e trabalhado junto às pessoas. Essa é uma das estratégias que utilizamos para cada um de nossos projetos. Acreditamos que assim é possível gerar engajamento, tornando o vínculo entre as comunidades e os parceiros mais efetivo. A metodologia é centrada em três pilares:
Buscamos convergir interesses de empresas e comunidades.
Tratamos as demandas e soluções de modo participativo, onde a cooperação é estimulada.
Os atores envolvidos são chamados à reflexão a partir do entendimento dos papeis e responsabilidades de cada um no processo de desenvolvimento.
Buscamos convergir interesses de empresas e comunidades.
Tratamos as demandas e soluções de modo participativo, onde a cooperação é estimulada.
Os atores envolvidos são chamados à reflexão a partir do entendimento dos papeis e responsabilidades de cada um no processo de desenvolvimento.
DIÁLOGO SOCIAL
Outra metodologia que se destaca na orientação de nossas práticas é o Diálogo Social, que conduzimos, principalmente, em territórios impactados por grandes empreendimentos como os de mineração e as usinas metalúrgicas, por exemplo. Por meio da implementação de Comitês Locais intersetoriais e interdependentes, conseguimos conduzir a estratégia ESG com uma ênfase no relacionamento coletivo e uma agenda local na busca de soluções integradas para resolução de problemas, catalisada por meio do suporte de base fomentado pela CDM.
TECNOLOGIA SOCIAL E RESULTADOS
Além da metodologia (CO)³ e do Diálogo Social, utilizamos outras estratégias para conduzir nossas ações, projetos e programas. Conheça quais são elas e os seus principais resultados, como o Manual de Reativação Econômica de Famílias Realocadas por Grandes Projetos Hidrelétricos.
“Valor compartilhado e resultados mensuráveis.”
Comunidades e associações esperam das empresas e do poder público que estejam socialmente e ambientalmente engajadas. Por isso, cabe a eles ter uma atuação responsável, sustentável e que impacte positivamente as pessoas e os territórios direcionados. Para apoiar nessa atuação social e ambientalmente responsável, contamos com as seguintes diretrizes:
• Estabelecer estratégias e práticas baseadas nos requisitos da pauta ESG a partir do relacionamento
e do diálogo qualificado com os diferentes públicos;
• Fortalecer a articulação e a relação entre empresas e comunidades, com equinamidade e inclusão, sob uma gestão ética, transparente e corresponsável.
Os programas, projetos e iniciativas realizadas pela CDM alinham-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, contribuindo para o cumprimento das metas da Agenda 2030 da ONU. Contribuímos para que as empresas atuem de forma sustentável, de acordo com as boas práticas ESG. Apoiamos empresas em uma atuação responsável e comprometida com as pautas ESG (Governança ambiental, Social e Corporativa), desenvolvendo ações sustentáveis e conscientes.
Os preceitos da atuação ESG estão nas ações de fortalecimento institucional comunitário, que promovem a capacitação em temas como trabalho em rede, gestão social, comunicação, elaboração de projetos, captação de recursos e prestação de contas.
Esse investimento promove um círculo virtuoso em que todos ganham: a comunidade, por ter autonomia na proposição de soluções de problemas identificados; e a empresa, no fortalecimento do relacionamento comunitário e investimento em projetos de demandas locais.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
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+55 (31) 99281-1520
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