Blog

Mostra Olhares para o Futuro: envelhecimento ativo em pauta

Projeto Reconectar encerra sua atuação com evento e lançamento de livro

No dia 14 de agosto de 2024, ocorreu a Mostra “Olhares para o Futuro”, no Espaço Arena da UNA Barreiro, em Belo Horizonte. O evento celebrou o encerramento do Projeto Reconectar, que impactou mais de 600 pessoas envelhescentes e idosas das regionais Norte, Venda Nova, Pampulha e Barreiro, em Belo Horizonte.

O encontro ainda contou com o lançamento do livro sobre o Projeto Reconectar, que contempla histórias de 12 mulheres participantes que viveram experiências transformadoras – relatos cheios de potência e afeto, que inspiram e apontam caminhos para um envelhecer livre de rótulos e limitações. Uma dessas mulheres inspiradoras é a Maria Luiza Campos, carinhosamente conhecida como Thylu. “Quando surgiu o Reconectar e passei a participar do grupo de empreendedorismo, vi que as terapias poderiam me dar uma nova profissão. No curso, aprendi o que fazer para abrir um negócio próprio e os cuidados para dirigir o empreendimento”, conta.

O evento também foi uma oportunidade para conhecer iniciativas inovadoras voltadas ao público 50+, incluindo palestras, workshops e apresentações artísticas. Para Adriana Alves, Gerente de Projetos da CDM, a Mostra Olhares para o Futuro representa o coroamento de 24 meses de trabalho dedicado ao envelhecimento ativo e à valorização da pessoa idosa em Belo Horizonte. “Estes temas são muito caros para nós e motivam a busca constante por novos aprendizados e inovação. Mais do que celebrar os resultados alcançados, com o evento pretendemos reforçar a nossa crença nas parcerias e no trabalho em rede. Por isso, além da exposição de produtos da experiência proporcionada aos participantes do projeto, contamos com a presença de outras organizações, que compartilham do desejo de contribuir para a qualidade de vida, a educação para a longevidade e o combate ao idadismo”, reforça.

O Reconectar é uma iniciativa da CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, destinada às pessoas envelhescentes e idosas, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa e Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte, com incentivo das empresas Vallourec, Usiminas, Itaú, Cemig, Engeform e Coperalcool.