Blog

Formação e planejamento estratégico no Voluntariado Corporativo: a base de tudo

O voluntariado corporativo é o conjunto de ações articuladas pelas empresas a fim de incentivarem seus colaboradores a se engajarem em causas sociais. Ao longo de cinco anos, a Aliança Energia vem desenvolvendo variadas ações por meio do Programa Aliança Voluntária, que conta com a participação de mais de 400 voluntários. Nossas ações são voltadas para a solução de alguma vulnerabilidade identificada, usando os mecanismos de destinação do imposto de renda, mentoria social, doação de sangue, reforma de edificações, construção de hortas, visitas a orfanatos e asilos, campanhas e doações de brinquedos, agasalhos, fraudas, materiais de higiene, e campanhas ambientais de limpeza de praia e outros ambientes.

Imagem 01: Nossa trajetória. 

Após essa trajetória de cinco anos, olhamos para dentro de casa e nos perguntamos: onde estamos? O que queremos? Quais são nossos indicadores estratégicos? Quais são nossos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável prioritários? 

Engana-se quem pensa que uma ação de voluntariado corporativo é uma ação isolada, resumida em um dia de trabalho social. Tudo acontece a partir de uma estratégia, com muitas tratativas e planejamento, visando resultado futuro.  O voluntariado corporativo é capaz de alcançar excelentes resultados que atingem os valores da empresa, os interesses dos colaboradores e as necessidades da comunidade, mas não sem um bom planejamento e elaboração de estratégias, que o torne representativo dentro da cultura da empresa.  

Tudo que fazemos no ambiente corporativo exige algum tipo de orientação, capacitação ou planejamento. Qualquer profissional para exercer sua função passou por uma capacitação, curso, especialização. É indiscutível o quanto a capacitação para qualquer fim é importante, por que no voluntariado seria diferente? 

Foi nesse momento que a parceria com a CDM fez toda diferença. Pela primeira vez levamos para dentro da Aliança outras empresas parceiras da CDM que, com sua experiência e saberes, nos motivaram, nos instruíram, e nos capacitaram para oferecermos um trabalho voluntário de excelência. No dia 26 de junho deste ano realizamos Workshop ministrado pela CDM, que foi fundamental para realizarmos a construção coletiva e revisarmos nossos processos de voluntariado corporativo. Muitos insights, ideias, projetos e experienciais pessoais fizeram parte deste momento e foram essenciais para a normatização do programa; elaboração de termos de adesão, uso de imagem, e compromisso com a instituição beneficiada; reformulação do nosso comitê de voluntariado, inserindo representantes de cada empreendimento; comunicação e engajamento de voluntários; definição de nossos indicadores estratégicos e ODS prioritários.  

Tudo isso só mostra o quanto é relevante para o sucesso de programas de voluntariado corporativo, a formação e a estruturação de sua gestão. E quando achamos o parceiro certo para isto, alçamos voos mais altos e criamos uma rede, onde os resultados são multiplicados.