Blog

CDM promove ações especiais para o Dia das Crianças e para pessoas idosas em Sete Lagoas

No mês de outubro, a CDM promoveu duas ações potentes voltadas aos participantes de seus projetos e à comunidade de Sete Lagoas (MG). As iniciativas “Grandes Conexões” e a ação de Dia das Crianças, aconteceram no dia 15 de outubro e reuniram momentos de celebração, aprendizado e troca. 

A ação em celebração ao Dia das Crianças, foi realizada na sede do Programa Próximo Passo, no bairro Cidade de Deus, com a proposta de comemorar a data de forma lúdica e educativa. O evento contou com a participação de mais de 40 crianças que integram projetos promovidos pela CDM, além do apoio de 10 voluntários da empresa parceira Iveco Group, na organização e recreação. 

A programação incluiu diversas atividades e brincadeiras, entre elas a caça ao tesouro, que despertou grande curiosidade entre as crianças. Durante a dinâmica, elas captavam pistas, formavam palavras para montar uma frase final e receber um presente especial. O momento de diversão também foi marcado pela troca e pela conexão entre os voluntários e as crianças beneficiárias. 

“Foi ótimo participar dessa ação e estar em contato com as crianças. A energia delas é incrível, e fazer o bem é sempre muito gratificante. Um momento especial foi a entrega dos presentes, além da educação e da gratidão que elas demonstraram, foi possível perceber, de verdade, que estamos fazendo a diferença. E Programas como o Próximo Passo são extremamente importantes para a nossa sociedade, pois proporcionam o acesso a uma educação de maior qualidade”, destacou Lídia Fonseca, colaboradora e voluntária da Iveco Group. 

O dia também foi marcado por muita música e resgate cultural na ação “Grandes Conexões”, em edição especial de celebração aos 25 anos do Clube De Bem com a Vida (CBV), grupo de convivência de pessoas idosas de Sete Lagoas. O evento foi realizado no Espaço Reviver e reuniu mais de 230 pessoas, entre participantes do projeto Conexões de Vida 60+ e integrantes de grupos de convivência. 

O Grandes Conexões teve como objetivo promover o envelhecimento ativo e a interação entre pessoas idosas de diferentes grupos de convivência, criando um espaço de troca e pertencimento comunitário.  

A ação contou com apresentações culturais, como cortejos tradicionais, poesia, dança e música. O encontro se destacou por valorizar as histórias e a cultura de cada pessoa idosa, fortalecendo o protagonismo e a autoestima. Vivências que contribuem diretamente para a melhora da qualidade de vida, estimulando a saúde mental e emocional.  

A organização e articulação da ação contou com o apoio de Raymunda Pereira, coordenadora do grupo de convivência CBV, que ressaltou a importância de iniciativas como o Grandes Conexões e dos grupos de convivência como fortalecedores da autoestima das pessoas idosas: 

“Eventos como o Grandes Conexões fazem uma grande diferença. Ajudam muito na autoestima das pessoas idosas. Eu sempre falo: Vamos participar! Vocês saem de casa de um jeito e voltam de outro, muito melhor. No grupo, a gente conversa, escuta histórias, ri junto e volta para casa mais feliz, sentindo que não está só. É uma transformação mesmo. Os grupos de convivência são muito importantes para nós idosos, ainda mais nessa fase da vida, em que a sensação de solidão aumenta.” 

Cada encontro foi uma oportunidade de fortalecer vínculos, despertar potencialidades e construir uma rede de cuidado e afeto em benefício das pessoas e dos territórios atendidos.  Por meio de ações como essas, a CDM reafirma seu compromisso com o incentivo ao protagonismo e à participação ativa das pessoas em todas as fases da vida.