Blog

CDM e Pharlab conectam mais de 400 jovens à indústria farmacêutica

A CDM apoiou a ação Laboratório de Profissões, realizada pela Pharlab, empresa do setor farmacêutico integrante e patrocinadora da Comunidade de Voluntariado Corporativo – CMVC. A iniciativa foi destinada aos alunos do 3º ano do ensino médio da E.E. Virgínio Perillo, em Lagoa da Prata – MG, com o objetivo de despertar e ampliar, de forma lúdica e interativa, o interesse dos jovens pelo mundo do trabalho, especialmente no setor farmacêutico, além de fomentar o protagonismo juvenil.

A ação ocorreu no dia 21 de outubro e contou com mais de 75 horas voluntárias por parte dos colaboradores da empresa, além da participação de mais de 450 estudantes. A programação incluiu uma apresentação sobre a Pharlab, introdução à indústria farmacêutica e rodadas de profissões com químicos, engenheiros e farmacêuticos da empresa. Complementando o laboratório, estiveram presentes também as Faculdades Unopar e FASF, que apresentaram seus cursos, formas de ingresso e áreas de atuação no mercado de trabalho.

Ao longo das dinâmicas, os adolescentes demonstraram grande envolvimento, curiosidade e disposição para compartilhar suas expectativas. Um dos momentos de destaque foi a rodada de profissões, em que puderam conhecer e explorar as carreiras de perto, diretamente com os voluntários. O Laboratório de Profissões reforçou o impacto e a potência do voluntariado como espaço de conexão, referência e colaboração entre pessoas de uma mesma comunidade e território. Esse movimento pode ser percebido na prática durante as atividades com os estudantes.

“Aproximar a temática da indústria dos jovens, que ainda estão em dúvida sobre a vida profissional, foi um momento oportuno para esclarecer muitas dúvidas. Ao final da palestra, muitos estudantes nos procuraram para entender melhor se somente o químico ou o farmacêutico podem atuar na indústria, e pudemos perceber o brilho nos olhos deles e o quanto estão curiosos para conhecer esse universo. Foi uma oportunidade importante para fortalecermos a educação, incentivar esses jovens e aproximá-los da indústria, criando caminhos para treinar e formar excelentes profissionais”, destacou Kerlon Pureza, colaborador e voluntário da Pharlab.

A ação fomentou maior autoconhecimento e ampliou o acesso dos adolescentes e jovens à temática, permitindo que novos caminhos sejam percebidos por eles e que as escolhas profissionais sejam feitas de maneira mais consciente, considerando que a carreira é um processo contínuo de construção.

O Laboratório de Profissões alcançou 93% de satisfação entre os estudantes beneficiados. Esse resultado evidencia o impacto do voluntariado e a atuação conjunta e potente entre a CDM e a Pharlab, marcada pela cooperação e pela difusão de informações de qualidade para os jovens.