Blog

Presença ativa da CDM nas comunidades e na deliberação social

A CDM esteve presente em mais um importante espaço de deliberação social: a 18ª Conferência Municipal de Assistência Social de Sete Lagoas, realizada no dia 17 de julho. A organização foi representada por seus colaboradores Bárbara Lomas, delegada da conferência, e Eudson Almeida, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O encontro teve como principal objetivo avaliar a política de assistência social no município, traçar novas diretrizes para os próximos dois anos e fortalecer a participação da sociedade nas decisões públicas. 

A atuação de Bárbara e Eudson reforça e reflete o compromisso da CDM com a participação ampliada e a representatividade em espaços de deliberação e controle social, destacando que estar presente nesses processos de formulação e decisão de políticas públicas é tão necessário quanto atuar nos territórios. 

Nesse sentido, a potencialidade da instituição como ponte entre as comunidades que atende, e suas reivindicações locais junto ao poder público é imensa. Isso porque possibilita a articulação entre diferentes setores, como educação, assistência social, cultura, entre outros, em torno de ações integradas e estratégicas mais alinhadas às demandas vividas nos territórios. 

De acordo com, Bárbara, a CDM estar presente nos territórios significa, sobretudo, ser ouvinte, reconhecer e valorizar as experiências que dão voz e vida à comunidade, transformando-as em propostas concretas. “É por meio dessa vivência e participação ativa que se amplia o diálogo entre a sociedade civil e a gestão pública, contribuindo para romper com condutas centralizadoras. Além disso, a ocupação desses espaços fortalece também políticas públicas mais eficazes, construídas a partir da escuta ativa das comunidades e de suas realidades”. 

Os dois colaboradores ressaltaram a importância do envolvimento e do engajamento da população nos espaços decisórios, enfatizando que é por meio deles que se constrói um futuro melhor e mais justo para todos. 

“Não é apenas ocupar um assento, mas levar para o espaço de deliberação as vivências, os desafios e as propostas que nascem diretamente da realidade dos públicos atendidos pela CDM. É garantir que a perspectiva de quem está na ponta, lidando com as demandas sociais diariamente, seja considerada nas decisões que afetam a vida de milhares de pessoas em Sete Lagoas”, destaca, Eudson. 

Ao ampliar sua presença em comitês e instâncias intersetoriais da gestão pública, a CDM fortalece pautas sociais e reafirma sua atuação como elo entre diferentes setores.