Blog

Voluntariado que Transforma: conheça os vencedores do Prêmio CMVC 2024 – Conexões que Inspiram

A CDM reconheceu as empresas vencedoras da 4ª edição do Prêmio Conexões que Inspiram. Em cerimônia realizada no dia 26 de novembro,   no Auditório da Cemig, no bairro Santo Antônio, em Belo Horizonte, foram divulgadas as empresas contempladas com prêmios nas categorias ‘Multiempresas’ e ‘Ação Emergencial’.  

O evento, que marcou o encerramento da Conferência Ethos 2024, teve como objetivo reconhecer as empresas que se destacaram nas ações de voluntariado corporativo realizadas no período de janeiro de 2023 a agosto de 2024. Todos os projetos inscritos foram avaliados pela Comissão Julgadora constituída de pessoas com larga experiência no tema,   que considerou a relevância e o impacto positivo gerado sobre comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

Realizada em parceria com o Instituto Ethos, Instituto Unimed, Prosas e RR Auditoria, a solenidade contou com mais de 100 participantes e uma apresentação cultural do Bloco Saúde, formado por médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH, em parceria com a Associação Cultural Tambor Mineiro, conduzido brilhantemente pelo Maurício Tizumba e Bruno Messias. Ao todo, seis troféus, correspondentes ao primeiro, segundo e terceiro colocados, foram entregues às empresas que atenderam requisitos exigidos dentro das duas categorias existentes. 

Iniciativas vencedoras      

Na categoria ‘Ação Multiempresas’, a vencedora foi ‘Tata Consultancy Services’ (TCS) com a ação ‘GoIT – Vamos Juntos Inovar’. Com duas companhias envolvidas, a TCS, em parceria com a Vale, dedicou mais de 2,4 mil horas atuando nos municípios de Brumadinho (MG) e Serra (ES), no programa que envolveu 100 jovens em atividades relacionadas a soluções para desafios sociais, resultando, em projetos de impacto dentro de suas comunidades. O segundo lugar ficou com a ação ‘Dia V – Voluntários Ipê’ realizada pela Mineração Morro do Ipê. Já a terceira colocada foi a ação ‘Dia do Bem Fazer 2024’, executada pelo Instituto Camargo Corrêa. 

Na categoria ‘Ação Emergencial’, o premiado em primeiro lugar foi o ‘Instituto Marum Patrus’ (IMAP), contemplado pela execução do projeto ‘Transportando Solidariedade’. As ações realizadas tiveram como meta coordenar a complexa logística de atendimento e doações para as pessoas impactadas enchentes que devastaram regiões do Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024.  

A ação beneficiou colaboradores e familiares de Novo Hamburgo (RS) e atendeu centenas de famílias e instituições do estado, agregando 1,5 mil voluntários que dedicaram mais de 6 mil horas em operações. Foram 76 mil km percorridos e quase 1 tonelada de itens essenciais transportados às pessoas afetadas pela tragédia climática.   

No segundo lugar, tivemos a ação ‘Juntos Pelo Rio Grande do Sul’ do Instituto Algar, e em terceiro a ação contemplada foi a Campanha Emergencial Rio Grande do Sul, realizada pela Cibra. 

“Ganhar este prêmio representa a solidariedade de todo o Brasil, porque o transporte possibilitou que todas as doações que foram feitas pudessem chegar para aquelas pessoas que mais precisavam no momento das enchentes. O transporte foi um eixo muito importante durante a tragédia do Rio Grande do Sul, movido pela solidariedade das pessoas e a boa vontade em ajudar”, disse Fernanda Cunha, analista de desenvolvimento social sênior da Patrus Transportes. 

Ao final de mais uma edição do Prêmio CMVC – Conexões que inspiram, torna-se fundamental parabenizar não apenas os vencedores, mas também todos os participantes que inscreveram as iniciativas realizadas e avaliadas pela banca avaliadora. Além disso, é fundamental expressar nossa gratidão aos mantenedores do CMVC. 

À Milplan Engenharia, Grupo Sada, Imerys, Gasmig, Belgo Arames, patrocinadores master; ao patrocínio do Instituto Localiza, VLI e PETRONAS, além do apoio do IMAP/Patrus Transportes, Aliança Geração de Energia, O Tempo e BHpress; e parceria da RR Auditoria.