
Em um cenário em que mais de 60% da população de até 17 anos vive em situação de pobreza no Brasil, segundo dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), é importante destacar que esse número não se refere apenas à privação de renda, mas também à falta de acesso a direitos básicos como educação, saneamento, água, proteção contra o trabalho infantil e informação.
Nesse contexto, mecanismos para a redução das desigualdades e para a transformação social em territórios vulnerabilizados são extremamente importantes e urgentes. Serviços de gestão social, como o desenvolvimento comunitário realizado pela CDM, mostram-se essenciais para a promoção da equidade e a diminuição das desigualdades.
Um exemplo é o Projeto Lidera, realizado no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima – MG, na Escola Estadual Josefina Sales Wardi, que tem como objetivo promover o protagonismo juvenil, além de incentivar o pertencimento e a construção de identidade de mais de 30 adolescentes do território, com idades entre 13 e 15 anos. A iniciativa nasce a partir da identificação dos membros do Comitê Social, por meio do Plano de Desenvolvimento Comunitário do Jardim Canadá, de que o público jovem quase não participava e, quando participava, não se sentia pertencente à discussão.
“O Projeto Lidera surge para abrir essa porta. É uma jornada que mistura formação, conversa e prática. A intenção é que esse seja só o começo, para que eles criem repertório e confiança para seguir participando do território com mais autonomia”, destacou Élida Carneiro, Gerente de Projetos da CDM.
Os projetos da CDM partem da metodologia (CO)₃ – Convergência, Cooperação e Corresponsabilidade, que reúne diversas abordagens e conceitos voltados à transformação social, baseados na participação, colaboração e foco nas pessoas. A organização tem como um de seus destaques e diferenciais a aplicabilidade de metodologias consistentes nos mais diferentes territórios, de maneira simplificada e clara, favorecendo a compreensão, a replicabilidade e a construção de processos mais acessíveis.
O impacto buscado pelo Lidera vai além da ação final apresentada na escola, ele acontece internamente, em cada adolescente, ao longo do processo. Concentra-se em quatro dimensões: identidade, pertencimento, autoestima e habilidades socioemocionais, além do incentivo à participação social e comunitária.
A CDM, por meio de projetos como este, reforça seu compromisso com o incentivo ao potencial infinito das pessoas e dos territórios, pois a transformação do mundo passa também, de maneira importante, pelo empoderamento e fortalecimento comunitário.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
WhatsApp:
+55 (31) 99281-1520
Fale com a CDM :)