Blog

CDM lança relatório de sustentabilidade e reforça papel do terceiro setor na agenda climática

A quatro meses da COP30, o mundo se prepara para discutir o futuro do planeta no evento que será realizado em novembro, em Belém – PA. Nesse contexto, a CDM apresenta seu Relatório de Sustentabilidade 2024, que destaca como ações locais podem transformar realidades e contribuir significativamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, além de evidenciar a maturidade do tema dentro da instituição. 

A atuação em rede e o fortalecimento dos vínculos com os territórios mostram que a transformação global começa no local, com o Terceiro Setor desempenhando papel fundamental nesse processo. 

No último ano, a CDM atuou em 16 estados brasileiros e impactou diretamente 7.991 pessoas por meio de 23 projetos nos eixos de gestão social, voluntariado corporativo e meio ambiente e sustentabilidade, com mais de R$ 640 mil investidos em ações socioambientais e de eficiência energética. 

A nova edição do Relatório reforça a escuta e a presença como diretrizes centrais do trabalho da CDM, reconhecendo que a potência da transformação está na proximidade com os territórios. É essa relação genuína que permite transformar demandas em soluções e desafios em oportunidades. Como destaca o diretor-presidente da organização, Ernane Souza: “Nosso trabalho segue enraizado na escuta, na presença e na construção de relações verdadeiras com os territórios.” 

Outro destaque da atuação foi a participação ampliada em comitês e fóruns da gestão pública, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina. 

Impacto reconhecido nacionalmente 

O projeto Lidera Jovem, realizado no bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas – MG, garantiu à CDM o 1º lugar no eixo Justiça Territorial do Prêmio Periferia Viva, promovido pelo Ministério das Cidades, evidenciando o protagonismo das juventudes periféricas. Como compartilha a jovem Vitória Rodrigues, integrante do projeto: “Participar do Lidera Jovem tem sido transformador. Ver nosso território sendo reconhecido é algo que me enche de orgulho e esperança. Saber que estamos fazendo a diferença na comunidade, enquanto crescemos juntos como jovens engajados, é realmente gratificante.” 

A instituição também recebeu o Prêmio Impulso 2024, concedido pelo Instituto GRPCom na categoria Comunicação, pelo processo de rebranding que resultou em uma nova identidade visual e em um posicionamento mais claro e conectado ao propósito da organização. 

Acesse o relatório e saiba mais: https://cdm.org.br/transparencia/