Blog

Projeto Sementes da Educação alia robótica e abordagem interdisciplinar para transformar a aprendizagem em Sete Lagoas

O projeto Sementes da Educação, desenvolvido pela CDM em Sete Lagoas – MG, é um exemplo inspirador de como a articulação entre diferentes atores e setores pode transformar realidades. Criado a partir da identificação de defasagens de aprendizagem entre alunos do 5º ano da rede pública, o projeto reúne a comunidade escolar, a iniciativa privada e a sociedade civil para oferecer uma proposta educativa inovadora. 

Por meio da robótica e de uma abordagem integrada e interdisciplinar, a iniciativa potencializa o aprendizado de conteúdos como português e matemática, incentiva a leitura e o pensamento criativo, além de desenvolver, nas crianças, um olhar crítico e responsável sobre questões científicas e tecnológicas. Tudo isso sempre conectado ao cotidiano dos alunos, tornando o ensino mais significativo e fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. 

Em cinco meses de atuação, o projeto, já apresenta mudanças notáveis no desempenho escolar e engajamento das crianças, como destaca a pedagoga da E.M. Juca Dias, Andreza Valgas. “Eles estão demonstrando uma evolução muito boa, muito significativa. Notamos melhoras consistentes em três aspectos principais: o comportamento, em que observamos maior respeito às normas; as interações com os colegas e professores, tornaram-se mais positivas, com participação ativa nas aulas e interesse genuíno pelo conteúdo. Houve também uma redução significativa nas faltas”. 

Quem também sente os resultados positivos é a família. Érica Costa, mãe de duas crianças beneficiárias do projeto, compartilha satisfeita: “Desde que começaram no projeto, estão mais curiosos, interessados na escola, com vontade de aprender. Meu filho não fazia as atividades, e agora está fazendo tudo, vem pra casa com o caderno completinho. Acredito que o projeto tem ajudado não só no aprendizado, mas também psicologicamente. Eles estão melhorando a cada dia.” 

Ao promover o desenvolvimento integral das crianças e conectar o ensino à realidade local, o projeto Sementes da Educação reafirma o poder da educação como ferramenta de transformação social, a partir da integração de conteúdos e a atratividade que a tecnologia oferece.