Blog

Mais de 70 profissionais, de parte do Brasil, discutem inovação, ESG e voluntariado no World Café 2025

O World Café 2025, promovido pela CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, como parte integrante da agenda anual do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), reuniu mais de 70 profissionais de ESG e responsabilidade social de diferentes regiões do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Amazonas e Minas Gerais, em um encontro marcado por inovação, propósito e conexões. Na tarde de 11 de junho, a Academia Mineira de Letras, sediou o encontro, reafirmando o alcance nacional e a relevância da pauta para empresas comprometidas com a transformação social.

Com o tema “Portfólio de Incentivados: como integrar os projetos à estratégia ESG das empresas”, o encontro promoveu trocas de experiências em painéis com lideranças femininas, networking qualificado e reflexões sobre voluntariado corporativo e impacto social.

O evento teve como destaque as apresentações de lideranças femininas de grandes empresas, que compartilharam cases sobre o uso estratégico de recursos incentivados, fortalecimento institucional e integração com o voluntariado corporativo. As apresentações foram conduzidas por Fernanda Finger, gerente da Fundação Vale; Lilian Sturm, especialista em Tecnologias Sociais da Raízen; Rute Assis, gerente do Instituto Unimed-BH; e Nathalia de Abreu, gerente executiva de Sustentabilidade e RSC da Zurich. 

Além dos conteúdos apresentados, o formato dinâmico do World Café favoreceu a escuta ativa e o engajamento do público presente, como conta uma das painelistas, Fernanda Finger, gerente da Fundação Vale. “Este é um formato que aproxima, que dá às pessoas mais liberdade de perguntar, de se sentir parte. O tema recursos incentivados ainda tem muito espaço para apropriação, pelas leis, pelas empresas, pelas instituições. É um espaço que a gente ainda precisa ocupar, pode ocupar, e aqui foi mais um deles. Um momento de falar sobre oportunidades, de compartilhar um trabalho que tem consistência, estratégia, coerência, mas que também ainda tem muito espaço para crescer”. 

Entre os participantes, o sentimento foi de entusiasmo com as conexões criadas e os aprendizados levados, como relata Laís Navarro Barbosa, supervisora de responsabilidade social e comunidade da VLI: “Sou nova na área de projetos sociais, mas vi que já fazemos muita coisa boa e temos muito a aprender e trocar. Ouvir empresas como a Vale, por exemplo, nos inspira a pensar em parcerias que ampliem nosso impacto social, trabalhar junto pra alavancar tanto os projetos que eles já têm, quanto os nossos.”   

A integração entre voluntariado corporativo e recursos incentivados também despertou atenção e gerou novas perspectivas para empresas: “Eu adorei o formato e de saber como estão inserindo o voluntariado nos incentivados. É uma área nova pra mim e estamos começando a discutir esse assunto, não o voluntariado, mas os incentivados. Se começarmos essa trajetória já trazendo nosso primeiro programa do Instituto pra atuar em conjunto, acho que não tem como dar errado,” comentou Blenda Alves, gestora do Instituto MRV.  

O encontro reforçou a atuação da CDM como articuladora de redes e conexões com propósito. Empresas que queiram fazer parte do CMVC Comitê de Voluntariado Corporativo, a adesão é gratuita e pode ser feita pelo site https://cdm.org.br/cmvc/