Blog

CDM é premiada nacionalmente por transformar a vida de pessoas idosas em BH

Projeto Reconectar da CDM Projetos Sociais de Alto Impacto conquista o 2º lugar no Prêmio Experiências Exitosas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania com ações que promovem protagonismo, empreendedorismo e bem-estar na maturidade.  

Com foco em autonomia, inclusão e propósito, o Reconectar atendeu diretamente 604 pessoas envelhescentes e idosas. Ao longo de sua execução, foram realizados 509 encontros de mentoria para construção de planos de vida personalizados e 160 encontros temáticos, voltados ao voluntariado e ao empreendedorismo.   

A iniciativa promoveu também quatro eventos, sendo um deles, ao final do projeto, em formato de mostra; produção do livro com histórias de vida e trajetórias empreendedoras das participantes, bem como o jogo Reconectar como tecnologia social voltada à pessoa idosa.  

Com a destinação de recursos das empresas Vallourec, Usiminas, CEMIG, Engeform, Itaú e Cooperálcool e parceria do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a iniciativa gerou impactos duradouros, como o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promoção do envelhecimento ativo, valorização da pessoa idosa, combate ao idadismo e prevenção à violação de direitos.  

A história da Maria Luiza Gomes Campos, a Tylu, de 67 anos, beneficiária do projeto que está no Livro Reconectar reforça esses resultados: “Meu sonho desde criança era ser professora. Depois que me aposentei, redescobri minha paixão pelas terapias naturais. No Reconectar, aprendi como transformar isso em um negócio. Hoje tenho clientes, estou criando minha marca, e sonho com uma clínica ou SPA. Me sinto jovem! É libertador e gratificante. Posso ser dona de mim mesma e trabalhar com o que amo.”  

O Livro publicado reúne também outras histórias como a Tylu e está disponível em nosso site em cdm.org.br/publicações. Acesse e inspire-se com trajetórias que provam que sempre é tempo de recomeçar.