Blog

Encontro Obras Gêmeas reforça o compromisso da CDM com a transformação social 

Entre os dias 15 e 18 de outubro, a CDM sediou o Encontro Obras Gêmeas, evento internacional que reuniu 60 dirigentes de organizações sociais do Brasil e da Itália, membros da CDO – Companhia das Obras. 

A programação abordou temas cruciais para o futuro do terceiro setor, como “Mudar para ser sustentável”, “Transição geracional” e “Mudança com e através dos colaboradores”. Além dos debates, os participantes vivenciaram momentos de troca prática e puderam conhecer as Obras Educativas Padre Giussani, um exemplo inspirador do impacto transformador que as iniciativas sociais podem alcançar. 

O evento reafirmou a importância da colaboração internacional como meio para construir um futuro mais sustentável e inclusivo. As reflexões e experiências compartilhadas durante o encontro fortaleceram o compromisso de organizações parceiras em atuar com inovação e responsabilidade social. 

O superintendente da CDM, Martionei Gomes, destacou: “Participar do Encontro Obras Gêmeas há tantos anos nos permitiu não apenas construir uma rede sólida de aprendizado e colaboração, mas também reafirmar o compromisso da CDM com iniciativas transformadoras. Sediar este evento foi uma honra e uma oportunidade de aprofundarmos nossa conexão com parceiros, reafirmando a importância de trabalharmos juntos para um futuro mais justo, sustentável e humano.” 

O Encontro Obras Gêmeas deixou um legado de aprendizados e inspirações que continuarão a ecoar nas ações das organizações participantes. 

Depoimento: “Participar e acompanhar de perto as discussões, conteúdos e integração de pessoas de diferentes lugares, regiões e países, foi uma experiência muito especial. A diversidade das pessoas presentes e as experiências compartilhadas nos mostraram o quanto a troca, o compartilhamento e o conhecimento mútuos são essenciais. Para mim, é nesse processo que compreendemos os desafios comuns e encontramos soluções possíveis e inovadoras. Além disso, apesar da diversidade e complexidade dos lugares, do perfil das pessoas, dos recursos escassos e do ambiente onde as iniciativas sociais são promovidas, seja no Brasil ou na Itália, constata-se que a vontade e a intenção genuína de ouvir, trocar e acolher, são mais fortes, transformando, principalmente, aqueles que se propõem a fazê-lo.  O aprendizado e a transformação acontecem no encontro intencional e propositivo. Esses aspectos se fizeram presentes durante todo o encontro.” Cássia Cristina, analista de projetos da CDM.