
Em outubro, celebramos o Dia Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, data que marca a conscientização sobre o envelhecimento e a proteção dos direitos da população idosa, instituída pela ONU há mais de 30 anos. Em celebração, a CDM, com o patrocínio da empresa Milplan Engenharia, promoveu uma ação especial de valorização e protagonismo, o “Baile da Melhor Idade” com temática dos anos 60. O evento, voltado para as pessoas idosas residentes da Instituição de Longa Permanência (ILPI) Recanto Alegre – na região do Barreiro, em Belo Horizonte, ocorreu no início de outubro e beneficiou diretamente mais de 40 pessoas.
Além das residentes do Recanto Alegre, o baile teve como convidados integrantes do Projeto Entrelinhas, realizado pela CDM em comunidades do Barreiro, com o patrocínio do Instituto Unimed-BH, da Vallourec e Fundação Vallourec, além da parceria com a Prefeitura e o Conselho Municipal da Pessoa Idosa de Belo Horizonte.
A ação teve como objetivo contribuir para a integração, o fortalecimento de vínculos sociais e a troca de experiências entre as pessoas idosas, de forma a combater o isolamento, além de estimular a autoestima e o bem-estar. O baile contou com música ao vivo, dança com clássicos dos anos 60 e rodas de conversa para o compartilhamento de memórias da juventude, contribuindo para o resgate e celebração cultural das vivências dos participantes.
“Trata-se de uma iniciativa que valoriza a pessoa idosa, reconhece sua potência e garante um espaço de alegria e inclusão, contribuindo de forma significativa para o bem-estar físico, emocional e social de todos os envolvidos”, destacou Adriana Alves, gerente de projetos da CDM.
Lúcia de Paula, responsável pela ILPI Recanto Alegre, compartilhou sobre a recepção das pessoas idosas em ações como esta promovida pela CDM: “A gente percebe uma mudança de humor quando elas participam desses eventos. Elas compartilham entre si como foi a vivência, e a gente nota que ficam muito mais alegres e sociáveis. Além de melhorar a autoestima, porque elas se preparam para o evento, para a festa. Há aquele momento de escolher a roupa mais bonita, a maquiagem, o cabelo. Esse também é um momento importante em que elas sentem a valorização e o pertencimento, já que a festa está sendo feita para elas.”
Ações como esta são extremamente importantes em um cenário de isolamento social cada vez maior entre as pessoas idosas. Ao oferecer momentos de socialização que valorizam sua história, potencialidades e saberes, a CDM, por meio de iniciativas como o “Baile da Melhor Idade”, reafirma seu compromisso com a defesa e promoção de um envelhecimento ativo e digno.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
WhatsApp:
+55 (31) 99281-1520
Fale com a CDM :)