
Falar sobre os desafios que enfrentamos na escola é, antes de tudo, um exercício de esperança. Estou desde 2003 no território Cidade de Deus, em Sete Lagoas e a há 10 anos como gestora da Escola Municipal Marilza Fleury Costa Figueiredo. Nosso maior desafio é fazer com que nossos alunos sonhem, que acreditem em suas potencialidades. E o Projeto Mudar tem sido uma ferramenta poderosa nesse processo. Já consigo perceber em alguns deles uma luz, um impulso genuíno de querer mudar.
É claro que sabemos: esses desafios não se vencem de imediato. É preciso paciência, persistência e resiliência. Mas acredito, com convicção, que vamos colher frutos importantes até o final do projeto. Tenho observado mudanças significativas, principalmente em relação ao uso de drogas, isso faz uma diferença enorme no ambiente escolar e dentro das salas de aula. É algo que nos enche de esperança.
Ao mesmo tempo, há outras situações que ainda nos preocupam, como o aumento nos relatos sobre gravidez na adolescência. É um tema que havia diminuído consideravelmente nos últimos três anos, mas que voltou a aparecer com frequência. As meninas falam abertamente sobre o assunto, mas ainda é necessário avançarmos no diálogo e na conscientização sobre as responsabilidades envolvidas. Elas ainda não conseguem mensurar as consequências de uma gravidez tão precoce. Quanto mais falamos sobre isso, mais necessário percebemos que é despertar essa consciência nelas.
Ainda temos um caminho a percorrer com as famílias, sabemos que a transformação acontece aos poucos, como o trabalho de uma formiguinha: dia após dia, folha por folha, vamos plantando a sementinha da mudança. Talvez os frutos demorem, mas eles virão, desde que não desistamos.
Acreditamos que quando sonhamos sozinhos, podemos até chegar mais rápido, mas quando caminhamos juntos, chegamos mais fortes. E é isso que realmente faz a diferença. A parceria com a CDM tem sido fundamental nesse caminho. O trabalho desenvolvido com os adolescentes é sensível, comprometido e respeitoso com a realidade deles. Sigamos firmes, porque vale a pena!
Eliana Lourenço – Gestora da Escola Municipal Marilza Fleury Costa Figueiredo.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
WhatsApp:
+55 (31) 99281-1520
Fale com a CDM :)