Blog

Professores do Espírito Santo concluem capacitação gratuita sobre eficiência energética e sustentabilidade

Mais de 100 professores foram certificados durante o evento de encerramento do “Energia que Transforma”, curso gratuito de capacitação sobre eficiência energética e sustentabilidade voltado a educadores do Espírito Santo. A iniciativa é da EDP, com gestão da CDM Projetos Sociais de Alto Impacto, e regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A cerimônia aconteceu no dia 17 de outubro, na sede administrativa da EDP Espírito Santo, e reuniu professores, colaboradores da CDM e da EDP, alunos premiados pela Campanha Cultural, e Elisa Barcelos, representante da Secretaria Municipal de Educação de Vitória- ES.

Durante o evento, foram entregues os certificados de conclusão aos professores participantes, em reconhecimento à dedicação e ao comprometimento de cada um. Também houve a premiação dos projetos destaque, tanto nas categorias Campanha Cultural quanto Projeto Sustentável, valorizando as ações práticas desenvolvidas por professores e alunos que levaram os aprendizados do curso para dentro das escolas e comunidades.

A capacitação “Energia que Transforma” promoveu práticas pedagógicas voltadas à eficiência energética e à sustentabilidade, de forma interdisciplinar. O curso foi destinado a docentes das redes pública e privada do Espírito Santo, estado amplamente atendido pela Companhia EDP, com o propósito de incentivar os professores a se tornarem multiplicadores de práticas conscientes no uso da energia elétrica e agentes de mudança em suas comunidades escolares.

Ao longo da formação, os participantes acompanharam oito encontros online ministrados pela professora e mestre Rafaela Lima, especialista em neurociência. Durante as aulas, foram discutidos temas como fontes de energia renováveis e não renováveis, eficiência energética e bem-estar global, além da apresentação de ferramentas pedagógicas que tornam o ensino sobre o tema mais didático e atrativo. Além disso, os docentes foram desafiados a desenvolver iniciativas práticas por meio do “Projeto Sustentável” e da “Campanha Cultural”, aplicando nas salas de aula, as boas práticas aprendidas sobre o uso consciente da energia elétrica.

Iniciativas como a capacitação “Energia que Transforma” alinham-se ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 7, ao promover o acesso cada vez maior à educação energética e estimular a multiplicação de boas práticas de consumo de energia e de sustentabilidade, com foco no desenvolvimento sustentável.

Além disso, a ação, realizada por meio da cooperação, fortalece o papel do professor e da escola como espaços estratégicos na formação de cidadãos mais conscientes e protagonistas na construção de um futuro sustentável, conectando-se diretamente ao compromisso da CDM com a cooperação entre diferentes atores como um dos caminhos para transformações duradouras.