Blog

Match CMVC multiplica o impacto do voluntariado corporativo

Ação voluntária une empresas para ‘cuidar de quem cuida’ 

Mais de 90 voluntários dedicaram o seu dia aos colaboradores do Sistema Divina Providência 

A união de empresas na ação voluntária Match CMVC transformou o dia 24 de julho em um marco para 500 colaboradores do Sistema Divina Providência (SDP), na Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, em Ribeirão das Neves. Com os alunos de férias, a movimentação ficou por conta do evento promovido pela CDM, através da ação integrada do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), que contou com a participação de mais de 90 voluntários das empresas Copasa, AngloGold Ashanti, Instituto Localiza, Patrus Transportes, Sicoob Credicom, CSN Cimentos, PETRONAS, Inter, Instituto MRV, Cemig, Senac e Grupo Sada. Eles ofereceram, voluntariamente, suas habilidades, solidariedade e empatia para compartilhar com a equipe que trabalha na Cidade dos Meninos.  

Com o tema “Cuidar de Quem Cuida”, as atividades foram cuidadosamente planejadas a partir de grupos focais junto à alta gestão e aos colaboradores do SDP, permitindo uma compreensão profunda do perfil e das necessidades prioritárias dos profissionais. O resultado foi sentido na prática durante o evento, como expressou Márcio de Araújo Souza, dentista há oito anos na Cidade dos Meninos. “Este ano, tivemos uma das melhores oportunidades. As palestras da CDM foram muito valiosas e estão exatamente alinhadas com o que precisávamos. Discutimos temas de educação e saúde bucal que esperávamos há muito tempo”, relata.   

Beatriz Alves, colaboradora da AngloGold Ashanti e voluntária no evento, compartilha sua experiência. “Fazer parte dessa ação foi simplesmente incrível. As palestras foram interativas, envolvendo todos de maneira significativa. Um dos momentos mais marcantes foi a aula de dança. Ver as pessoas se soltarem e sorrirem trouxe uma sensação de alegria e aliviou o estresse. Ser voluntária enriquece nossas vidas de maneiras inesperadas”, conta.  

As ações do Match CMVC 2024 tiveram como temáticas centrais os Objetivos de Desenvolvimento SustentávelODS 3 (Saúde e Bem-estar) e ODS 4 (Educação de Qualidade). A iniciativa se baseia no intercâmbio entre diferentes empresas para práticas de voluntariado corporativo, alinhadas aos ODSs que melhor respondem às demandas apresentadas pela equipe atendida. Dessa forma, é possível promover o compartilhamento entre os participantes das empresas integrantes do Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo (CMVC), tanto na execução quanto na gestão, além de estimular o trabalho em rede.