Blog

Jardim dos Saberes, Sabores e Memórias celebra uma jornada de transformação

No dia 31 de agosto, a comunidade de Córrego Ferreira, localizada no distrito de Piedade do Paraopeba, Brumadinho, celebrou o encerramento do Jardim dos Saberes, Sabores e Memórias, projeto que deixou um legado de sustentabilidade e resgate cultural. O evento reuniu mais de 60 pessoas e marcou a entrega do jardim ecopedagógico, construído coletivamente pelos participantes ao longo dessa jornada. 

O evento representou um momento especial, que uniu gerações e reforçou os laços da comunidade. A programação contou com apresentações culturais que trouxeram à tona tradições da região, como a Escola de Cultura de Piedade e a Guarda tradicional de Moçambique. O momento mais esperado foi a apresentação do minidocumentário e entrega da cartilha, ambos sobre o projeto. Em breve esses produtos estarão disponíveis nas redes sociais da CDM, perpetuando o conhecimento gerado e reforçando o impacto inovador da iniciativa.  

Para Cida Magalhães, 64 anos, beneficiária do projeto, a experiência foi única este projeto conseguiu unir a comunidade em um só sentimento: o de estar mais próximo uns dos outros. Pude levar um pouco do meu conhecimento sobre a história do nosso distrito, ao mesmo tempo em que aprendi com as vivências e saberes que eu desconhecia.” Este é um dos valores da CDM, de acreditar no protagonismo e potencial infinito de cada pessoa, que orienta nosso trabalho ao oferecer às pessoas o espaço e os recursos para desenvolverem suas capacidades e contribuírem para a transformação da comunidade. 

Realizado pela CDM, em parceria com o Ministério Público e a Plataforma Semente, o Jardim dos Saberes, Sabores e Memórias foi dedicado ao desenvolvimento sustentável da comunidade de Córrego Ferreira. Ao longo do projeto, crianças, jovens, adultos e pessoas idosas se envolveram em atividades que promoveram a preservação das memórias, saberes e sabores locais, criando um espaço de aprendizado e conexão entre gerações. Esse trabalho está diretamente alinhado ao outro valor da CDM de valorizar e fortalecer histórias e culturas locais.  

Continuidade e novas oportunidades 

O encerramento do Jardim dos Saberes, Sabores e Memórias é apenas o início de uma nova fase para a comunidade de Córrego Ferreira. O jardim ecopedagógico permanece como  símbolo vivo da proteção ambiental e da valorização cultural, enquanto o minidocumentário e a cartilha garantem que os frutos dessa iniciativa continuem inspirando novas ações. 

Empresas que buscam investir em projetos com impacto social e cultural encontrarão aqui uma oportunidade única de contribuir para a preservação do patrimônio histórico e natural de comunidades como Córrego Ferreira.

Junte-se a nós nessa missão de transformar e fortalecer comunidades por meio do desenvolvimento sustentável e da valorização das histórias locais!