Blog

Eficiência energética como transformação social

A CDM fez parte da 21ª edição do Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, que aconteceu entre os dias 27 e 29 de outubro, em São Paulo, no Centro de Convenções Frei Caneca. Considerado um dos principais congressos do setor no Brasil, o evento, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), reuniu diferentes atores e setores para debater soluções, inovações e oportunidades que promovem o uso inteligente da energia, e o desenvolvimento sustentável no país.

A programação do COBEE incluiu palestrantes nacionais e internacionais que compartilharam insights e aprendizados, além de fomentarem discussões qualificadas sobre o setor energético. O congresso também se destacou por propiciar um ambiente inspirador para novas ideias sobre o futuro da eficiência energética e para a realização de networking entre os diversos atores presentes no evento.

Tratar da temática energética mostra-se cada vez mais importante, diante do cenário nacional e internacional em relação ao uso sustentável da energia e à redução do consumo de combustíveis fósseis. Nesse contexto, a CDM realiza projetos de eficiência energética voltados para comunidades vulnerabilizadas, contribuindo para democratizar o acesso ao uso otimizado da energia e reduzir impactos ambientais.

Ernane Souza, diretor-presidente da CDM, presente no congresso, destacou a importância de ampliar o acesso à temática de eficiência energética: “Estivemos no COBEE porque acreditamos profundamente no poder transformador de tornar a eficiência energética parte da vida de todas as pessoas. Quando ela chega aos territórios e às populações, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, contribui diretamente para a redução de gastos essenciais, alivia o orçamento e oportuniza o acesso a outros direitos básicos.”

A eficiência energética, para além de uma tecnologia, é também uma importante ferramenta de transformação social, capaz de ampliar oportunidades e fortalecer comunidades. Ao estar presente no Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, a CDM reforça seu engajamento e articulação com temas estruturantes para uma transição energética inclusiva e conectada às necessidades reais dos territórios brasileiros.