Blog

Feira de Empregabilidade conecta mais de 160 jovens a oportunidades para o futuro, em Sete Lagoas- MG para a transformação social

Em setembro, a CDM promoveu em Sete Lagoas – MG a Feira de Empregabilidade para adolescentes e jovens do bairro Cidade de Deus. O evento teve como objetivo apresentar oportunidades educacionais, de qualificação e orientação para o futuro profissional dos jovens, de forma a potencializar seus sonhos e mostrar possíveis caminhos para alcançá-los. Mais de 160 jovens participaram da programação especial ao longo do dia 10 de setembro.

A ação contou com palestras e oficinas sobre temas como empreendedorismo, planejamento e gestão de carreira, criação de currículo, estratégias de networking e rodas de conversa com profissionais autônomos de diversas áreas, como psicologia, beleza e estética, e comunicação.

Raul Tosta, que ministrou palestra “Desvendando o Mercado de Trabalho: Conhecendo as possibilidades de inserção do mercado formal ao Empreendedorismo”, destacou a respeito da curiosidade dos adolescentes em relação ao mercado de trabalho: “Quando lidamos com o público adolescente, que está chegando ao mercado de trabalho, percebemos a curiosidade deles. Qualquer atividade que remeta à possibilidade do primeiro emprego é vista por eles com expectativa e como uma esperança. E nós nos tornamos facilitadores, mostrando caminhos e abrindo oportunidades para eles.”

O evento contou com a participação de diversos parceiros, tornando o dia ainda mais significativo. Entre eles, instituições educacionais — Ensino Superior: UNOPAR, UNA, Promove e AFYA; Ensino Técnico: SENAI, SENAC, Grau Técnico e Escola Técnica Municipal; organizações que trabalham com aprendizagem: Rede Cidadã e SERPAF; parceiros institucionais: SAMU, CRAS, CEAPA e PRESP; e empresas parceiras: Cimentos Nacional, VIBRA e Multitécnica. Além disso, as rodas de conversa contaram com voluntários da IVECO GROUP, SENAC, Tio Brother, Rede Cidadã e SERPAF.

Um momento de destaque da feira foi quando os participantes puderam visitar os estandes e conhecer de perto algumas profissões, como o caso de Brayan Symon, adolescente beneficiário que sonha em ingressar no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e pode realizar algumas simulações com a equipe presente no local. Brayan compartilhou sua experiência: “Foi incrível e muito agradável, e pude aprender muito. Eu já tinha algo em mente sobre minha escolha profissional, mas a feira e essa experiência com a equipe do SAMU me ajudaram a ter certeza.”

“O evento serve como um espaço que aproxima os jovens das possibilidades, permitindo que assumam o protagonismo de suas escolhas educacionais e profissionais. Mais do que apenas encontrar um emprego, a Feira é uma oportunidade para aprender, fazer networking e explorar novos caminhos,” afirmou Eudson Almeida, coordenador de projetos CDM e organizador da ação.

A Feira de Empregabilidade desempenha um papel extremamente importante ao atuar como elo entre o potencial desse público e o mercado de trabalho. A CDM, por meio de ações como esta, reafirma seu compromisso de potencializar os sonhos e incentivar o protagonismo das pessoas como caminho para a transformação do mundo.