
A CDM, por meio da CMVC – Comunidade de Voluntariado Corporativo, que integra a Rede JUNTOS, uma colaboração internacional de redes e atores que promovem e apoiam o voluntariado, marcou presença na 20ª edição do Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS). Um dos maiores e mais relevantes eventos do setor no país, que promove ampla articulação e fortalecimento entre a sociedade civil e os demais setores. Esta edição teve como tema “Filantropia Estratégica – Unindo propósitos para o futuro que queremos” e ocorreu entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro.
A participação da CDM se deu no painel CDM “Construindo pontes de valor e engajamento” com a Rede JUNTOS, representada por Vivian Ramos, gerente de projetos da CDM e gestora da CMVC, ao lado de Silvia Naccache, fundadora do Grupo de Estudos de Voluntariado (GEVE), Gislaine Catanzaro, Coordenadora da Secretaria Executiva do Conselho Brasileiro de Voluntariado (CBVE) e Isabela Beato, que atua na Hub Atados de Voluntariado. Durante a discussão, foram abordadas e compartilhadas experiências e metodologias que auxiliam na transformação de conexões em resultados concretos e duradouros, temática extremamente relevante para a área.
“A presença da CDM no ENATS é fundamental. O evento está prestes a completar 20 anos e, nesses quase 40 anos de história, a CDM vem reafirmando seu espaço como referência no terceiro setor, especialmente na temática do voluntariado corporativo. Este momento, com nossa palestra ao lado de outras referências na área, teve o objetivo de ajudar os participantes, em sua maioria instituições do terceiro setor, a compreender como o voluntariado corporativo pode ser estratégico e potente dentro de suas organizações,” afirma Vivian Ramos.
O evento se destaca como marco do Terceiro Setor Nacional, devido ao importante papel no fortalecimento da intersetorialidade entre as organizações da sociedade civil organizada.
Silvia Naccache também destacou a importância do voluntariado corporativo para promoção de mudanças sociais: “A chamada deste ENATS foi ‘Unindo propósitos para o futuro que queremos por meio das conexões intersetoriais’. O voluntariado corporativo é um exemplo prático de como a sociedade civil, o governo e as empresas podem se unir para enfrentar desafios sociais, gerando um impacto mais significativo e sustentável.”
Como novidade neste ano, o encontro também foi palco da Celebração Minas Gerais 2025, promovida pelo Prêmio Melhores ONGs. Durante o evento, a CDM teve a honra de ser reconhecida por sua relevante contribuição ao fortalecimento do ecossistema social do estado, por meio da troca de experiências e da construção de redes. Além disso, a CDM tem a alegria de estar entre as finalistas do Prêmio Melhores ONGs 2025, reforçando seu compromisso com a transformação social.
A participação da CDM no ENATS 2025 reafirma seu compromisso com a intersetorialidade como um dos pilares fundamentais para promover decisões e transformações sociais mais integradas e alinhadas às demandas da sociedade.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
WhatsApp:
+55 (31) 99281-1520
Fale com a CDM :)