
A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia e, para muitas pessoas idosas, aprender a utilizá-la vai além de acessar a internet, significa autonomia, conexão e qualidade de vida.
Na comunidade Frigo Diniz, em Contagem – MG, aproximadamente 60 pessoas idosas tiveram a oportunidade de dar esse passo por meio do Projeto Esperançar, iniciativa que promove o envelhecimento ativo e saudável por meio de atividades integradas. Uma das metodologias abordadas é o Plano de Vida, que trouxe um tema essencial: o uso de dispositivos móveis e ferramentas digitais para facilitar a rotina.
Durante as atividades, os participantes aprenderam a utilizar funções básicas do celular, como alarme, câmera, adicionar contatos e acessar a internet. O uso do Google foi explorado para pesquisas e navegação no Google Maps, e as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, também foram abordadas.
O uso da inteligência artificial não poderia ficar de fora, sendo apresentada de forma introdutória, auxiliando na criação e edição de textos e no acesso às funções básicas do celular por comando de voz. Os participantes também foram orientados a baixar e desinstalar aplicativos, enviar e-mails e utilizar apps de serviços de transporte para facilitar a mobilidade. Além disso, exploraram o reconhecimento facial, leitura de QR Code e criação de cadastros em sites governamentais.
Para Josino Vieira, 65 anos, participar do projeto tem sido transformador: “Estou sempre aprendendo algo novo. Com as oficinas, aprendi a chamar um Uber, acessar meu e-mail. Isso me faz sentir antenado e atualizado, algo que para mim é muito importante.” Além da inclusão digital, o projeto oferece oficinas de Arteterapia, incentivando a convivência e o fortalecimento de vínculos por meio da criação de peças artesanais, e Yoga, promovendo o bem-estar físico e mental.
Com essa iniciativa, o Projeto Esperançar não apenas ensina, mas resgata a autoestima e a independência da pessoa idosa, mostrando que nunca é tarde para aprender, interagir e se reinventar.
E-mail:
contato@cdm.org.br
Reclamações:
ouvidoria@cdm.org.br
Sede:
+55 (31) 2103-2700
WhatsApp:
+55 (31) 99281-1520
Fale com a CDM :)